Oliva é muito mais do que uma marca de charutos. É o compromisso de uma família em continuar seu legado que se iniciou em 1886 com Melanio Oliva em Pinar Del Rio. Em pouco tempo de produção, Melanio teve suas operações suspensas por conta da Guerra de Independência de Cuba.
Mais tarde, quando a Revolução Cubana aconteceu, o cenário nacional se alterou drasticamente e a família perdeu a posse de suas terras. Mas isso não foi motivo para encerrar as produções.
Gilberto Oliva, neto de Melanio, viajou por Honduras, Panamá, México e até Filipinas em busca das condições para recriar seus charutos, encontrando o terreno ideal na Nicarágua. Lá a família se estabeleceu, iniciou a operação existente até hoje e é reconhecida mundialmente por tal.
Apesar de todas as dificuldades históricas, é a maior e mais vendida marca de Nicarágua e o segundo maior produtor de tabaco de sementes cubanas do país. Conquistou diversos prêmios, entre eles o “Charuto do Ano” em 2008 pela Cigar Aficionado.
No período de 2005 a 2009, aumentaram a quantidade de charutos produzidos anualmente em 200%, saindo de 6 milhões para 13 milhões. Já em 2016, estavam manufaturando 16 milhões de charutos por ano.
Dentre as bitolas “diferentes”, a Lancero provavelmente é a mais popular. Apesar de bem comprido, seu ring menor faz com que a fumada não seja extremamente longa e nem “enjoativa”, pelo contrário! Sua capa é equatoriana, enquanto o capote e miolo são totalmente nicaraguenses.
177mm x 15mm
Café e chocolate amargo.
A Série V é uma das mais renomadas da Oliva, seus charutos são muito equilibrados no paladar e tem uma aceitação enorme pelo público global. Tem capa do Equador, enquanto capote e miolo são 100% nicaraguenses. A “Série V Special Figurado” é uma das maiores bitolas da marca e sua degustação é prazerosa do início ao fim.
152mm x 23mm
Couro, especiarias e um toque de melaço
Charuto premium feito com um blend de tabacos de Jalapa Valley, uma das melhores regiões da Nicarágua para o cultivo de tabacos, além de ser fermentado por um período superior a dois anos. Encorpado e possui um sabor rico e intenso. Já foi avaliado com nota 95 pela revista Cigar Aficionado, uma das mais respeitadas no universo dos charutos.
127mm x 21mm
Café e chocolate amargo.
Mais um eleito “Charuto do Ano”, dessa vez em 2008. É equilibrado, sua fumaça não agride e tem um notas muito agradáveis e que combinam bastante com um charuto encorpado.
127mm X 21,4mm
Café e chocolate amargo.
Charuto ideal para quem quer degustar um Oliva, mas prefere charutos mais suaves.
Era antes conhecido como Oliva Grand Cameroon e é feito com sementes cubanas plantadas na Nicarágua com uma capa envelhecida de Camarões, o que confere muitas notas doces a esse charuto.
Além da fortaleza mais atenuada em comparação a Serie V, esse Oliva tem um fluxo bem solto e uma fumaça bem leve.
125mm X 21mm
Adocicadas.
Apesar de pouco tempo de história, a Uruaque conseguiu rapidamente se posicionar como um dos maiores do mercado de charutos premium no Brasil.
Tudo isso pautado em três pilares fundamentais: Confiança, Atendimento e Exclusividade.
Definitivamente, o mercado já não é o mesmo após a nossa chegada.
Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira: 9h às 22h
Sábado: 9h às 18h
Fonte: Livro “O Mundo Habanos”