Atualmente, Montecristo é uma das marcas mais conhecidas e talvez a mais apreciada de todas no mundo dos charutos. Sua qualidade é tamanha que pode-se considerar que ela é a régua pela qual todas as outras marcas são medidas.
O que poucos sabem é que a Montecristo surgiu na fábrica da H.Upmann.
Nas fábricas de charuto é costume ter funcionários responsáveis pela leitura de notícias e livros – para entreter os torcedores (fabricadores de charutos) enquanto confeccionam os puros -, conhecidos como “lectores de tabaqueria”.
À época, um dos romances que mais fazia sucesso e, inclusive, estava sendo lido na fábrica, era “O Conde de Monte Cristo” de Alexandre Dumas e, por isso, os trabalhadores da fábrica decidiram homenagear o romance criando, em 1935, uma linha especial chamada “H. Upmann Montecristo”. Logo em seguida, a Montecristo se tornou uma marca própria, como hoje a conhecemos.
As primeiras bitolas da marca foram os Montecristo Nº1, Nº2, Nº3, Nº4 e Nº5.
Em 2004, foi incorporada a bitola Edmundo e, dois anos depois, a Petit Edmundo. Vale ressaltar que, tal como o nome da marca, o charuto Montecristo Edmundo também foi inspirado no romance de Alexandre Dumas, uma vez que o protagonista possui esse nome.
Amadeirada, amêndoa, café, chocolate amargo, amendoim, passas e cedro.
Em 2009, a Montecristo decidiu inovar e lançou a Linha Open, que apresenta um blend mais suave em relação a sua linha tradicional.
Podemos dizer que sua fortaleza é média, mas – como todo bom Montecristo – com sabor completo e diferenciado, mesmo na menor das bitolas dessa linha. Bom do início ao fim. Ideal para uma fumada rápida sem abrir mão do que há de melhor no universo dos Habanos.
Mel, gengibre, casca de limão, madeira e nozes.
A Linha 1935 (ou linha Dumas) foi criada em 2005 para comemorar os 80 anos da marca. Contudo, por conta do sucesso dessa edição, a marca decidiu incluí-la de forma permanente ao seu portfólio.
Essa linha veio para ser a mais premium dentro do portfólio da marca. E, diferente da linha Open, ela caracteriza-se por ter um blend mais encorpado em relação a linha tradicional.
A Linha 1935, celebra a criação da marca e possui 3 bitolas, duas delas inéditas no portfólio de Habanos: Maltes e Dumas.
Carvalho, especiarias, mel, maçã cristalizada, notas de pimenta vermelha, pimenta preta, casca de limão, cedro, cereja preta, caramelo e açúcar mascavo.
Apesar de pouco tempo de história, a Uruaque conseguiu rapidamente se posicionar como um dos maiores do mercado de charutos premium no Brasil.
Tudo isso pautado em três pilares fundamentais: Confiança, Atendimento e Exclusividade.
Definitivamente, o mercado já não é o mesmo após a nossa chegada.
Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira: 9h às 22h
Sábado: 9h às 18h
Fonte: Livro “O Mundo Habanos”