A Cohiba é a marca de charutos mais famosa do mundo.
A marca foi criada em 1966 e durante muitos anos era destinada exclusivamente aos membros do governo cubano, que muitas vezes também usavam charutos da Cohiba como presente diplomático. Apenas a partir de 1982 passou a ser comercializada abertamente.
O nome “Cohiba” era uma palavra usada pelos índios Tainos para definir as folhas de tabaco enroladas que eles fumavam. Ou seja, Cohiba foi o primeiro nome dado a um charuto.
Cohiba é a única marca da Habanos em que 3 dos 4 tipos de folhas utilizadas na sua produção – secas, leves ou médias – sofrem uma fermentação adicional em barris. Este processo muito especial faz com que os Charutos Cohiba tenham um aroma e sabor que só podem ser encontrados nesta marca.
A linha clássica foi criada em 1966, sendo o Lancero o primeiro charuto a ser lançado nela.
As folhas passam por uma terceira rodada de fermentação em barris (diferencial que torna a marca ainda mais especial e acompanha todas as suas linhas). Vale ressaltar que o Cohiba Robusto se tornou uma das bitolas mais clássicas da marca.
Lancero, Coronas Especiales, Panetelas, Espléndidos, Exquisitos, Robustos, Piramides Extra
Laranja, toques salgados e amadeiradas.
Em 1992, foi lançada a Linha 1492 (ou Siglo). Ela foi criada para comemorar o 5º centenário da chegada de Cristóvão Colombo à Cuba. Sua principal característica é ser mais suave que a linha tradicional, posicionando a marca no segmento de charutos de fortaleza média. No Brasil, as bitolas mais populares são a Siglo I, II e Medio Siglo.
Siglo I, Siglo II, Siglo III, Siglo IV, Siglo V, Siglo VI e Medio Siglo
Canela, tabaco fresco, creme de manteiga, amêndoas e notas amadeiradas.
A Linha Maduro foi lançada em 2007. Essa linha tem por característica o envelhecimento e maturação da sua folha de capa por 5 anos, aportando ainda mais qualidade e aroma a esse charuto premium. Ela tem apenas 3 bitolas, assim como a linha clássica. Uma das mais requisitadas do mundo, talvez perdendo apenas para a Behike.
Secretos, Mágicos e Gênios.
Passas doces, grãos de café, carvalho, frutas cítricas, melaço e cedro.
A linha Behike é a mais exclusiva da marca. Essa série é a única a usar a folha “Medio Tiempo” em seu blend, folha colhida do topo do pé de tabaco e que brota raramente. Além de apresentar sabor e aroma únicos, essa folha fornece mais fortaleza ao charuto, tornando essa linha a única de fortaleza forte da marca. É a Ferrari dos charutos.
Behike 52, Behike 54 e Behike 56.
Nozes, café com leite, canela, mel, baunilha, caramelo salgado e notas amadeiradas.
Apesar de pouco tempo de história, a Uruaque conseguiu rapidamente se posicionar como um dos maiores do mercado de charutos premium no Brasil.
Tudo isso pautado em três pilares fundamentais: Confiança, Atendimento e Exclusividade.
Definitivamente, o mercado já não é o mesmo após a nossa chegada.
Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira: 9h às 22h
Sábado: 9h às 18h
Fonte: Livro “O Mundo Habanos”